sexta-feira, 11 de maio de 2012

Kraftwerk no Sónar SP

A banda lendária Kraftwerk vai substituir a cantora islandesa Bjork no Sonar SP, que começa hoje, 11 de maio. Para quem não conhece, o grupo foi um dos precursores da música eletrônica, influenciando grandes nomes como David Bowie, Daft Punk, Moby, Röyksopp, Fatboy Slim, entre outros.
Já nos anos 70, Florian Schneider e Ralf Hütter  começaram em Dusseldof seus estudos de conceitos musicais, chamado Organisation. Este seria o protótipo de Kraftwerk, fazendo experimentações com flauta, violino, guitarra, sintetizadores e teclados. Posteriormente, utilizando computadores.
Influenciados pelo som psicodélico do Pink Floyd, a dupla viria a conhecer Conny Plank, um engenheiro de som e produtor musical. Naquela época, a maioria das bandas alemãs conhecia Plank pelas suas técnicas inusitadas. Ele era capaz de criar sons eletrônicos com objetos metálicos ou industriais. Porém, Conny era, acima de tudo, um entusiasta do estilo “krautrock”.
Originalmente criado como deboche, o nome “krautrock” queria dizer repolho azedo ou popularesco. Hoje, no entanto, “Krautrock” é um nome referência para quem estuda música eletrônica. Com a ajuda de Plank, o Kraftwerk começou a elaborar suas músicas mais vanguardistas.
Apesar de toda essa jornada até os dias atuais, a banda não conta mais com a participação Schneider, que se aposentou oficialmente em 2009. Ele foi substituído por Stefan Pfaffe, colaborador de longa data do grupo.
O Kraftwerk trará para o Brasil um show que foi originalmente apresentado no MOMA (Museu de Arte Moderna de NY), ou seja, podemos esperar não só um show, mas também uma performance artística em 3D, hoje, às 23 horas. Para comprar ingressos, acesse o hotsite do Sonar SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário