sábado, 11 de maio de 2019

Legião Urbana V - 5º Álbum da Banda

O álbum reflete duas situações: a crise econômica causada pelo então Plano Collor e a dependência química do vocalista da banda, Renato Russo. Em 1990, o cantor descobriu ser portador do vírus da AIDS. Porém, ao contrário de Cazuza, ex-vocalista do Barão Vermelho, Renato nunca assumiu em público a doença.
Suas canções são marcadas por influências sombrias e medievais: a primeira faixa, Love Song, é uma cantiga de amor em português arcaico, composta no século XIII por Nuno Fernandes Torneol. O clima soturno prossegue pela canção Metal Contra as Nuvens, dividida em quatro partes, com 11 minutos e 28 segundos (sendo assim a música de duração mais longa da banda); e pelo instrumental A Ordem dos Templários, que inclui a peça Douce Dame Jolie, de Guillaume de Machaut, do século XIV. Renato Russo o considerava “o Pornography da Legião Urbana”.
A dependência química é retratada na canção A Montanha Mágica. A crise econômica da época, por sua vez, serviu de temática para O Teatro dos Vampiros, um dos principais sucessos do disco (que teve a introdução adaptada da peça Canon de Johann Pachelbel).
Em contraponto ao clima sombrio das primeiras faixas de V, se destacam canções mais alegres, como Sereníssima, L'Âge D'or (a mais pesada) e O Mundo Anda Tão Complicado (onde Renato versa sobre o cotidiano); e românticas, como Vento no Litoral (mais tarde regravada por Cássia Eller). O disco termina com Come Share My Life, uma canção tradicional do folclore Americano.
Em comparação ao anterior, As Quatro Estações, teve uma vendagem bem inferior, com 465 mil cópias (cinco vezes menos que o disco anterior), ainda assim, sendo o sexto disco mais vendido da banda e premiado com Disco de Platina Triplo. Canções, como Vento no Litoral e Teatro dos Vampiros, tocaram incansavelmente nas rádios; Metal contra as nuvens é uma das canções mais populares de toda a banda, mas não tocou nas rádios por ser muito extensa, mais de 11 minutos. A turnê do V foi a mais curta da banda, iniciada em Julho de 1992 e interrompida em fins de setembro do mesmo ano, devido à situação insustentável das crises alcoólicas de Renato Russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário