sábado, 11 de fevereiro de 2017

Legião Urbana - Que País é Este 1978/1987 - Terceiro álbum da banda!!

LEGIÃO URBANA - QUE PAÍS É ESTE 1978/1987 - TERCEIRO ÁLBUM DA BANDA

Dando proseguimento às postagens sobre os álbum da Legião, trago hoje o terceiro álbum...
Que País É Este 1978/1987 foi lançado em dezembro de 1987.
O sucesso de Dois fez com que a gravadora pressionasse muito a banda para o lançamento de seu terceiro álbum, sem que houvesse repertório para isso. Das nove faixas de Que País É Este 1978/1987, apenas duas foram compostas depois de Dois justamente as duas últimas, Angra dos Reis, em menção à construção de uma usina nuclear na cidade fluminense, e Mais do Mesmo, que em 1998 daria título à coletânea Mais do Mesmo.
A música Que País É Este foi escrita em 1978, na época em que Russo ainda fazia parte do Aborto Elétrico. Faroeste Caboclo foi composta em 1979, na fase "Trovador Solitário" de Renato Russo. Com mais de nove minutos de duração, a música, que possui 168 versos e não tem refrão, conta a história do nordestino João de Santo Cristo. Russo a considerava sua Hurricane.

Show no Estádio Mané Garrincha e dedicação aos estúdios

Apesar e por causa da reação ensandecida dos fãs, as turnês do grupo não eram longas. O imenso circo que era preciso se formar para cada show tornava aquele ritual um tanto quanto incômodo. Emocionalmente também era tudo muito intenso e desgastante.
Renato, por ser o líder em quem os fãs depositavam tantas expectativas, sofria ainda mais com aquilo tudo.
O apogeu dessa catarse coletiva aconteceu em 18 de junho de 1988, em Brasília.
Durante o show que marcava a volta da banda à cidade, os portões do estádio Mané Garrincha foram abertos, na tentativa de conter os que não conseguiram comprar um dos 50 mil ingressos postos à venda.
Com a tensão no ar, uma série de confusões se sucederam. Violência policial, discursos inflamados, bombas caseiras e a invasão do palco por um fã alucinado que se agarrou violentamente ao vocalista. O cenário de caos terminou com a suspensão da apresentação e mais confusão.
Cerca de 50 pessoas foram presas, mais de 300 ficaram feridas e uma série de péssimas lembranças como resultado.
A turnê foi suspensa e, a partir dali, a Legião se voltaria ainda mais aos estúdios.
Em breve, o quarto álbum, As Quatro Estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário