domingo, 3 de fevereiro de 2019

Technotronic de volta à crista da onda...

"Pump Up the Jam" é a canção de abertura do álbum Pump Up the Jam: The Album do grupo Technotronic. O single tornou-se um hit mundial, alcançando, entre 1989 e 1990, a primeira posição na Bélgica, Islândia, Portugal e Espanha, além da segunda posição no Reino Unido e nos Estados Unidos. Posteriormente, recebeu a certificação de platina triplo. No Brasil foi uma das músicas mais tocadas nas pistas e FMs entre 89 e 90...
"Pump Up the Jam" apresenta uma fusão de elementos do hip hop e de deep house, sendo um dos primeiros exemplos do gênero hip house. A música tornou-se a primeira do mercado americano de break a alcançar o mainstream da indústria. Em 2005, foi remasterizada e mixada pelo produtor musical D.O.N.S.
Ainda em 1989, M.C. Sar & The Real McCoy lançaram uma regravação de "Pump Up the Jam" que alcançou a 16ª posição na Alemanha e a 100ª nos Países Baixos. Em 1990, a canção foi parodiada em língua alemã como Pump ab das Bier ("Pump away the beer!", em inglês) por Werner Wichtig, nome artístico de Raimund Thielcke.
O programa de TV infantil americano Kids Incorporated também regravou a canção. 
Em 1992, "Weird Al" Yankovic fez uma versão polca da música no medley "Polka Your Eyes Out". O single também foi sampleado na canção Da pump de Da Tekno Warriors em 1998.
Foi remixada por Crazy Frog no disco de 2005 Crazy Frog Presents Crazy Hits.
O DJ de techno-trance Sander van Doorn remixou a faixa em 2006.
Technotronic foi um grupo musical de dance music e house music criado na Bélgica na década de 1980. A sua música tem forte marcação de sons graves, somada à voz de Ya Kid K, cantora nascida o Zaire (atualmente República Democrática do Congo) e radicada na Bélgica. Curiosamente, só depois de algum tempo o rosto de Manuela Kamosi (Ya Kid K) foi exposto nos videoclipes e nos shows do Technotronic. 
O que mais chamava a atenção no Technotronic era o resultado de um talentoso trabalho de criação de músicas, com instrumentos sofisticados e mixagem impecável para os padrões da época. Sob a produção de Jo Thomas De Quincey Bogaert (é possível vê-lo no clip da música "Get Up").
As canções "Pump Up the Jam" e "Move This", algumas das principais criações originais do Technotronic, foram incluídas no início da década de 1990 em comerciais da fabricante de eletrônicos Philips e da fabricante de cosméticos Revlon, e isso deu um forte impulso à projeção da banda nos mercados brasileiro e norte-americano de música eletrônica. O Technotronic marcou toda uma geração de jovens e adolescentes que freqüentavam boates na época em que esteve no auge, bem como os amantes de ritmos musicais que surgiam e cresciam naquele momento, como a house music e a dance music.
Atualmente, o videoclipe Pump Up the Jam é uma das músicas eletrônicas mais visualizadas pela Internet, com quase 130 milhões de visualizações no YouTube.
E hoje volta à crista da onda no Brasil, tornando-se tema da novela Verão 90 da Rede Globo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário