quinta-feira, 8 de março de 2012

Rock alternativo de Morrissey encanta fãs de diferentes gerações

Artista britânico se apresentou em BH após 12 anos longe do Brasil.
Cantor faz turnê na América do Sul.

Após 12 anos de ausência nos palcos brasileiros, Morrissey não encontrou um público desavisado no retorno ao país. Na noite desta quarta-feira (7), em Belo Horizonte, os fãs do cantor britânico, considerado um dos ícones do rock alternativo, se reuniram em um mixto de gerações e influências musicais. Na fila de espera para o aguardado show do ex-vocalista do The Smiths, que deu início à turnê na América do Sul, o que não faltava era ‘erudição musical’. Os fãs citavam não apenas as bandas e estilos com origem na melancolia das músicas de Morrissey, mas também os cantores que, assim como ele, ajudaram a construir a identidade do rock da década de 1980.
Como um autêntico britânico, o show do cantor começou pontualmente às 22h, sob os gritos do público. Quando o telão, que antes projetava vídeos escolhidos pela equipe de produção do artista, caiu diante dos fãs Morrissey se apresentou em companhia com a banda. Tirando o cantor, o restante dos músicos vestia camisas com a mensagem “Assad is shit”, que em português significa “Assad é uma merda”. A frase foi feita ao presidente sírio Bashar Al Assad, criticado por um regime opressor e violento. Politizado, Morrissey também censura os maus tratos contra os animais e prega o vegetarianismo. Antes de começar a música “Meat Is Murder”, veio ao telão um vídeo condenando o massacre e abuso com os animais.
Durante o show, o cantor bate palmas, dança, grita, brinca com o microfone e ainda se arrisca no português ao dizer “Olá BH”. No repertório, canções de sucesso da carreira, como “Every Day Is Like Sunday”, “First Of The Gang To Die” e “Please, Please, Please Let Me Get What I Want” animaram os fãs.
Depois de terminar a música “Everyday Is Like Sunday”, Morrissey se deitou no palco e para a felicidade de uma fã italiana de 46 anos, que prefere ser chamada apenas de Sabrina, ele se aproximou e estendeu a mão. “Foi lindo, foi emocionante, foi como um aperto de mão de um amigo. Meu coração está em lágrimas”, relatou a fã que estava em Londres em 1986, mas que até então não tinha ido a um show do cantor.
No fim, Morrissey agradece ao público pelo momento e diz em inglês “Não nos esqueça. Nós os amamos”. Algo que realmente será muito difícil para quem esteve presente.

Veja abaixo a lista de músicas tocadas por Morrissey:
1- First Of The Gang To Die
2- You Have Killed Me
3- Black Cloud
4- When Last I Spoke to Carol
5- Alma Matters
6- Still Ill
7- Everyday is Like Sunday
8- Speedway
9- You’re the One for Me, Fatty
10- I Will See You in Far Off Places
11- Meat is Murder
12- Ouija Board, Ouija Board
13- I Know It’s Over
14- Let Me Kyss Your Chords
15- There is a Light That Never Goes Out
16- I’m Throwing My Arms Around Paris
17- Please, Please, Please Let Me Get What I Want
18- How Soon Is Now?
19- One day Goodbye Will be Farewell

Fonte: Pedro Cunha (Globo.com) e Sara Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário